domingo, 22 de abril de 2007

Prova de química da UFBA -
Exercício de Lógica
Engenharia Química da UFBA
Pergunta feita por Professor(a) da
matéria Termodinâmica, no curso de
engenharia química da UFBA em sua prova
final.
Esse Professor é conhecido por
fazer perguntas do tipo "Por que os aviões voam?" em suas provas finais. Sua
única questão, nessa prova, foi: "O inferno é exotérmico ou
endotérmico? Justifique sua resposta." Vários alunos
justificaram suas opiniões baseadas na Lei de Boyle ou em> alguma variante da
mesma. Um aluno, entretanto, escreveu o seguinte:
"Primeiramente, postulemos
que o inferno exista e que esse é o lugar para onde vão algumas almas. Agora
postulamos que as almas existem, assim elas devem ter alguma massa e ocupam
algum volume . Então um conjunto de almas também tem massa e também ocupa um
certo volume. Então, a que taxa as almas estão se movendo para fora e a que taxa
elas estão se movendo para dentro do inferno? Podemos assumir seguramente
que,uma vez que uma alma entra no inferno, ela nunca mais sai de lá.
Por isso não há almas saindo. Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma
olhada nas diferentes religiões que existem no mundo e no que pregam algumas
delas hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que se você não
pertencer a ela, você vai para o inferno ... se você descumprir algum dos 10
mandamentos ou se> desagradar a Deus você vai para o inferno.
Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões,
podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. A experiência mostra que
pouca gente respeita os 10 mandamentos. Com as taxas de natalidade e
mortalidade do jeito que estão, podemos> esperar um crescimento exponencial
das almas no inferno. Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume
no inferno. A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no
inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno
deve ser constante. Existem, então, duas opções:
1) Se o inferno se expandir
numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a
pressão no inferno vão aumentar até ele explodir, portanto
EXOTÉRMICO.
2) Se o inferno estiver se
expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a
pressão irão baixar até que o inferno se congele, portanto
ENDOTÉRMICO.
Se nós aceitarmos o que a menina mais
gostosa da UFBA me disse, no primeiro ano: "Só irei pra cama com você no
dia que o inferno congelar", e levando-se em conta que AINDA NÃO obtive sucesso
na tentativa de ter relações amorosas com ela, então a opção 2 não é verdadeira.
Por isso, o inferno é exotérmico."
O aluno tirou 10 na
prova.
CONCLUSÕES:
"A mente que se abre a uma nova idéia
jamais volta ao seu tamanho> original." (Albert Einstein)
"A imaginação é muito mais importante que
o conhecimento" (Albert> Einstein)
"Um raciocínio lógico leva você de A a B.
A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser" (Albert
Einstein)


[Boa tarde, filhotinhos...tudo bem? Eu não devo estar tão bem quanto todos vocês, mas tô vivendo, né? Não posso abaixar a cabeça. Hoje recebi esse email bem interessante dentre as milhares de bobagens que recebo todos os dias, daí resolvi compartilhar com todos, ao meu modo, claro. Pois bem, ontem à noite, minhas esperanças de sair de casa no final de semana, estava por acabar, quando sugiu uma "luz no fim do túnel"; isso mesmo: uma proposta para sair, curtir, beber, jogar sinuca - estou adorando aprender, embora não seja uma expert - sorrir um pouco; a chuva estava querendo melar minha noite, mas eu saí na chuva mesmo. Resultado da noitada "incrível": alergia atacada, espirrando horrores, não me diverti o tanto que gostaria, fiquei meio de vela, quando estava ficando "alegrinha" voltei ao meu mundo real, acabei fazendo uma "merda" [celular na mão de bêbado é uma arma, assim diz a comunidade do orkut], eu não tava jogando nada de sinuca - modéstia à parte, em condições normais de "temperatura e pressão", eu até sei "enrolar" um pouco; sentindo um vazio maior do que eu tenho sentido esses dias, e o mais engraçado de tudo isso é que os seus amigos, aqueles de infância, sabe?! Somem!! Pluft!!Agora eu meio que entendo, em partes o que o Juan tentou me explicar uma vez...Mas tudo bem, estamos vivendo.
Hoje, acordei tarde, tomei banho, fiz minhas tarefas domésticas [o almoço saiu quase na hora do jantar, mas não tem problema: hoje é domingo], e fui ver um filme com meus pais; eu não sei o nome do filme, mas era bem interessante: falava do preconceito racial existente nos Estados Unidos da América, pós-abolição da escravatura [ se não estou enganada, a abolição dos escravos nos EUA, aconteceu no dia 22 de setembro de 1862, e o filme se passava entre os anos de 1880 e 1881] e também de Corte Marcial e das Forças Armadas Estaunidense em West Point, Nova York. Mas isso é só a título de curiosidade.
Não tem muita coisa a ver, não é verdade?! Mas...o que importa?!
É, deixa para lá...Amanhã [ou depois, talvez] vou postar um texto muito interessante que está na revista Veja dessa semana. O assunto? Irei deixá-los na curiosidade.
Beijos e Abraços...]

Nenhum comentário: