domingo, 22 de julho de 2007

Que país é esse?!

Olá caríssimos, tudo bem?! Hoje vamos fazer algo diferente: não vou falar da minha vida, por que vai muito bem, obrigada...Tive surpresas agradabílissimas durante meus dias de "férias". Muito bem, como todo bem sabem, na última terça-feira, dia 17, acontecera mais um acidente aéreo e como sempre, todos jogam a culpa nos outros, ninguém toma uma posição de assumir a culpa...Mas, para quê assumir já que posso jogar a culpa no outro, não é verdade?! Pelo menos, é o que o Assessor Especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, acha quando esboçou sua reação enquanto o Jornal Nacional, durante uma repostagem, houvera cogitado a possibilidade de falha mecânica do avião, tirando das "costas" do governo alguma "culpa".
Ah, mas não podemos esquecer também que a política do nosso país é tão séria, que o nosso diginíssimo Senhor Presidente do Senado, Renan Calheiros, que foi alvo de acusações "caluniosas" de que ele teria despesas pessoais pagas por um lobista ( para quem não lembra, lobista é uma expressão vulgarmente utilizada para definir um Agente de Pressão, que tem por finalidade usar suas prerrogativas ou possibilidade para influenciar ou constranger servidores públicos ou políticos a atenderem à suas reinvidicações). O infortúnio acontecido na última terça, de certa forma, meio que "atendeu as preces do nosso ilibado Senador; não me interprete mal, não me refiro a uma vontade do acontecimento do acidente, definitivamente, não é isso! Refiro-me ao fato de o acidente ter "abafado", não propositalmente, ao escândalo que a política brasileira está envolvida, mas, é válido ressaltar, que serviu para avivar na mente do povo brasileiro, e aliás não é preciso muito, já que a "política" brasileira vive numa constante lama cheia de porcos que NÓS, o povo, colocamos lá.
Recebi um email hoje que trata de um desabafo de uma brasileira tão cansada quanto os outros, que usou da "direticidade" do bom e claro português para explicar ao nosso "querido" e "bem visto" presidente o que é a ética. Abaixo, segue também dois links: um link dá um panorama da crise aérea traçando um paralelo com as reações dos "preparadíssimos" assessores presidenciais. O segundo link, é o pronunciamento do "gentleman" e também nosso Presidente Luís Inácio no dia 20.07 ( 3 dias após o acidente. Isso mesmo: 3 DIAS!!), em relação ao acidente envolvendo o avião da Tam, vôo JJ3054.
Mais abaixo, segue o email da professora Adriana Curvo, o qual me referi mais acima.
Deleitem-se com a postagem, espero que gostem e desculpem algum eventual erro de grafia ou concordância.
Abraços,
Carla Said

Resumo da crise aérea: http://www.youtube.com/watch?v=0SfvqUFj89g
Pronunciamento do Presidente Lula: http://www.youtube.com/watch?v=29X3Pc4Ona0



Adriana Vandoni Curvo

é professora de economia, consultora, especialista em Administração Pública pela FGV/RJ.

Blog http://argumento.bigblogger.com.br/ .

PRESIDENTE, VÁ SE FODER!

por Adriana Vandoni Curvo

Não sei se é desespero ou ignorância. Pode ser pelo convívio com as más companhias, mas eu, com todo o respeito que a "Instituição" Presidente da República merece, digo ao senhor Luis Inácio que vá se foder. Quem é ele para dizer, pela segunda vez, que tem mais moral e ética "que qualquer um aqui neste país"? Tomou algumas doses a mais do que o habitual, presidente?

Esta semana eu conheci Seu Genésio, funcionário de um órgão público que tem infinitamente mais moral que o senhor, Luis Inácio.

Assim como o senhor, Seu Genésio é de origem humilde, só estudou o primeiro grau e sua esposa foi babá. Uma biografia muito parecida com a sua, com uma diferença, a integridade. Ao terminar um trabalho que lhe encomendei, perguntei a ele quanto eu o devia. Ele olhou nos meus olhos e disse:

- Olha doutora, esse é o meu trabalho. Eu ganho para fazer isso. Se eu cobrar alguma coisa da senhora eu vou estar subornando. Vou sentir como se estivesse recebendo o mensalão.

Está vendo senhor presidente, isso é integridade, moral, ética, princípios coesos. Não admito que o senhor desmereça o povo humilde e trabalhador com seu discurso ébrio.

Seu Genésio, com a mesma dificuldade da maioria do povo brasileiro, criou seus filhos. E aposto que ele acharia estranho se um dos quatro passassem a ostentar um patrimônio exorbitante, porque apesar tê-los feito estudar, ele tem consciência das dificuldades de se vencer. No entanto, Lula, seu filho recebeu mais de US$ 2.000.000,00 (dois milhões de dólares) de uma empresa de telefonia, a Telemar. E isso, apenas por ser seu filho, presidente! Apenas por isso e o senhor achou normal. Não é corrupção passiva? Isso é corrupção Luis Inácio! Não é ético nem moral! É imoral!

E o senhor acha isso normal? Presidente, sempre procurei criar os meus filhos dentro dos mesmos princípios éticos e morais com que fui criada. Sempre procurei passar para eles o sentido de cidadania e de respeito aos outros. Não posso admitir que o senhor, que deveria ser o exemplo de tudo isso por ser o representante máximo do Brasil, venha deturpar a educação que dou a eles. Como posso olhar nos olhos dos meus filhos e garantir que o trabalho compensa, que a vida íntegra é o caminho certo, cobrar o respeito às instituições, quando o Presidente da República está se embriagando da corrupção do seu governo e acha isso normal, ético e moral?

Desafio o senhor a provar que tem mais moral e ética que eu!

Quem sabe "vossa excelência" tenha perdido a noção do que seja ética e moralidade ao conviver com indivíduos inescrupulosos, como o gangster José Dirceu (seu ex-capitão), e outros companheiros de partido, não menos gangsteres, como Delúbio, Sílvio Pereira, Genoíno, entre outros.

Lula, eu acredito que o senhor não saiba nem o que seja honestidade, uma prova disso foi o episódio da carteira achada no aeroporto de Brasília. Alguém se lembra? Era início de 2004, Waldomiro Diniz estava em todas as manchetes de jornal quando Francisco Basílio Cavalcante, um faxineiro do aeroporto de Brasília, encontrou uma carteira contendo US$ 10 mil e devolveu ao dono, um turista suíço. Basílio foi recebido por esse senhor aí, que se tornou presidente da república. Na ocasião, Lula disse em rede nacional, que se alguém achasse uma carteira com dinheiro e ficasse com ela, não seria ato de desonestidade, afinal de contas, o dinheiro não tinha dono. Essa é a máxima de Lula: achado não é roubado.

O turista suíço quis recompensar o Seu Basílio lhe pagando uma dívida de energia elétrica de míseros 28 reais, mas as regras da Infraero, onde ele trabalha, não permitem que funcionários recebam presentes. E olha que a recompensa não chegava nem perto do valor da Land Rover que seu amigo ganhou de um outro "amigo".

Basílio e Genésio são a cara do povo brasileiro. A cara que Lula tentou forjar que era possuidor, mas não é. Na verdade Lula tinha essa máscara, mas ela caiu. Não podemos suportar ver essa farsa de homem tripudiar em cima na pureza do nosso povo. Lula não é a cara do brasileiro honesto, trabalhador e sofrido que representa a maioria. Um homem que para levar vantagem aceita se aliar a qualquer um e é benevolente com os que cometem crimes para benefício dele ou de seu grupo e ainda acha tudo normal! Tenha paciência! "Fernandinho Beira-Mar", guardando as devidas proporções, também acha seus crimes normais.

Desculpe-me, 'presidente', mas suas lágrimas apenas maculam a honestidade e integridade do povo brasileiro, um povo sofrido que vem sendo enganado, espoliado, achacado e roubado há anos. E é por esse povo que eu me permito dizer: Presidente, vá se foder!

Adriana Vandoni Curvo

Um comentário:

Doido da Garrafa disse...

É Foda demais o pais...